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segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Avaliação Global do Resultado e Desempenho e Análise da Geração de Lucros


A avaliação da empresa tem por finalidade analisar o resultado e desempenho da empresa, detectar os pontos fortes e fracos do processo operacional e financeiro da companhia, com o objetivo de propor alternativas de curso futuro a serem tomadas e seguidas pelos gestores da empresa.




Através de cálculos matemáticos o balanço patrimonial (fotografia da empresa) e a Demonstração do Resultado do Exercício podem ser traduzidos em indicadores que evidenciam as principais características e a inter-relação dos mesmos.
As principais técnicas para a análise de balanço são:
  •        Análise vertical: tem o objetivo demonstrar a participação de cada  conta em relação ao total do Ativo ou Passivo.
  •  Análise horizontal: é a análise do crescimento da empresa ao longo dos anos. Nesta análise as contas de um ano x são comparadas com as do ano anterior.
  •  Indicadores econômicos financeiros: Servem para complementar as análises vertical e horizontal e tem o objetivo de facilitar o entendimento sobre a situação da empresa apresentada nos demonstrativos. Alguns exemplos: rentabilidade, liquidez, endividamento, capital de giro, prazos médios de recebimentos e pagamentos;
  •  Avaliação final: Consiste num relatório objetivo com as conclusões obtidas na análise e com cursos futuros de ação.

Além disso é importante fazer outras análises paralelas e que caracterizem a variação das Receitas e Custos, dados importantes para a elaboração de um orçamento, a política de dividendos a ser utilizada pela empresa, a manutenção do capital, entre outros indicadores.

Fonte: PADOVEZE, Clóvis Luís. Controladoria estratégica e operacional: conceitos, estrutura, aplicação. 3. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2012. Capítulo 31.

O link abaixo mostra uma reportagem do Infomoney com os indicadores mais utilizados pelos analistas:


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