Translate

domingo, 18 de outubro de 2015

Orçamento de Investimentos e Financiamentos



No Balanço Patrimonial e Demonstração de Resultados existem os itens considerados Não Operacionais. É em alguns desses itens que o Orçamento de Investimentos e Financiamentos foca, com o objetivo de orçar os gastos previstos com os investimentos que serão feitos como Ativo Imobilizado e também, do que será necessário para arrecadar valores para essas aquisições, ou seja, financiamentos.

Quanto ao Orçamento de Investimentos podemos dizer que devem ser observados no longo prazo, além do curto prazo, pois parte de investimentos que serão feitos no ano seguinte decorre dos planos operacionais que têm origem no Planejamento Estratégico.
Como exemplo temos: linha de produtos nova, novos centros de distribuição de produtos, entre outros.

Já quanto ao Orçamento de Financiamentos podemos dizer que é relacionado à obtenção de fundos para os investimentos citados anteriormente. Deve-se considerar os fundos que serão necessários, a manutenção dos mesmos e os pagamentos que serão feitos.
Como exemplo temos: necessidade de capital de giro, instalação de centros de distribuição de produtos, sistemas operacionais novos.

Fonte: Padoveze, Clóvis Luís. Controladoria estratégica e operacional: conceitos, estrutura, aplicação - 2ª edição. São Paulo, 2009.

Notícia relacionada ao orçamento de investimentos e financiamentos: 
http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/economia/noticia/2015/10/governo-dara-tesourada-no-orcamento-de-programas-sociais-4880462.html

Curiosidade
A seguir, a imagem do que o Governo demonstra de seus recursos:

Fonte: http://www12.senado.gov.br/orcamento/documentos/loa/2014/elaboracao/autografos-e-leis/autografo/volume-i-texto-do-projeto-de-lei-quadros-orcamentarios-consolidados-detalhamento-da-receita-e-legislacao-da-receita-e-da-despesa/texto-do-projeto-de-lei-orcamentaria/anexo-iii-fontes-de-financiamento-do-orcamento-de-investimentos

Nenhum comentário:

Postar um comentário